Oita, Japão – Um incêndio iniciado na noite de terça-feira (18) devastou o distrito de Saganoseki, na província de Oita, ilha de Kyushu, deixando ao menos um morto e destruindo mais de 170 edifícios, segundo autoridades locais.
A Polícia de Oita informou ter encontrado um corpo na área atingida. Os investigadores apuram se a vítima é um homem de 76 anos que desapareceu durante o incêndio.
O Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado às 17h45 (horário local) de terça-feira. Desde então, o fogo já consumiu aproximadamente 48,9 mil metros quadrados, forçando a retirada de até 180 moradores para um centro comunitário, de acordo com a emissora pública NHK.
Combate às chamas continua
No início da tarde de quarta-feira (19), equipes ainda trabalhavam para conter os focos restantes. “A fumaça está diminuindo e avançamos para o controle da situação”, afirmou Shogo Fujikawa, representante do governo provincial.
Mobilização de emergência
O governo de Oita montou um grupo de trabalho para acompanhar o caso e solicitou apoio das Forças de Autodefesa do Japão. Em Tóquio, a primeira-ministra Sanae Takaichi criou um escritório de ligação para coletar informações e expressou condolências às vítimas. “O governo colaborará com as autoridades locais para oferecer todo o apoio possível”, declarou na rede social X.
Considerado o maior incêndio urbano no país em décadas, o episódio ainda não teve sua causa identificada.
Com informações de Gazeta do Povo