A eliminação da escola de samba Acadêmicos de Niterói do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, anunciada na quarta-feira (18) e confirmada na quinta-feira (19), ganhou destaque na mídia de vários países. A agremiação, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terminou em último lugar com 264,6 pontos e foi rebaixada para a Série Ouro.
Reação na Europa
Na França, a emissora France 24 ressaltou o rebaixamento e lembrou que alas do desfile ironizaram grupos conservadores. A reportagem apontou críticas de opositores que classificaram o enredo como suposta campanha antecipada antes das eleições de outubro, nas quais Lula pode disputar a reeleição. O canal mencionou ainda a representação do ex-presidente Jair Bolsonaro como “Bozo” atrás das grades.
O britânico BBC destacou que a controvérsia começou ainda nos ensaios técnicos da Acadêmicos de Niterói. A emissora recordou ações judiciais apresentadas por partidos de oposição para barrar o desfile, todas rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A agência espanhola EFE informou que a escola não recebeu nota máxima em nenhum quesito e obteve a menor pontuação entre as 12 concorrentes do Grupo Especial. Já a italiana ANSA enfatizou a vitória da Unidos do Viradouro e registrou o rebaixamento da agremiação que levou Lula à avenida.
Cobertura na Ásia
Em Cingapura, o jornal The Straits Times, citando a agência AFP, reportou que a Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e virou alvo de críticas por satirizar conservadores, incluindo uma alegoria que mostrava a “família tradicional” dentro de latas de conserva.
Repercussão latino-americana
No Uruguai, a emissora Teledoce e, na Argentina, o jornal La Nación também reproduziram informações da AFP. Ambos ressaltaram que foi a primeira vez que uma escola homenageou um presidente em exercício na Sapucaí e lembraram que a oposição denunciou possível campanha eleitoral antecipada. As publicações acrescentaram que o TSE rejeitou pedidos para impedir a apresentação, mas avisou que poderia analisar eventuais desdobramentos após o Carnaval.
A Acadêmicos de Niterói desfilou na noite de segunda-feira (16) e, dois dias depois, conheceu o resultado que a coloca na Série Ouro para 2027.
Com informações de Gazeta do Povo