Home / Internacional / Greta Thunberg será deportada após Marinha de Israel deter flotilha no Mediterrâneo

Greta Thunberg será deportada após Marinha de Israel deter flotilha no Mediterrâneo

ocrente 1759370509
Spread the love

Tel Aviv, 1º de outubro de 2025 – O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que a ativista climática sueca Greta Thunberg foi detida nesta quarta-feira (1º) em um dos primeiros barcos da Flotilha Global Sumud, interceptada pela Marinha israelense no Mar Mediterrâneo.

Segundo a chancelaria, Thunberg e os demais participantes foram presos e estão sendo levados a um porto israelense, de onde deverão ser deportados. “Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, declarou o ministério em publicação na rede social X, acompanhada de um vídeo que mostra o momento da detenção.

A flotilha é composta por 47 embarcações que transportam mais de 500 pessoas. O grupo pretendia entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, mas o governo israelense considerou a iniciativa uma provocação por violar o bloqueio naval vigente na região.

De acordo com Israel, os ativistas rejeitaram propostas para descarregar os suprimentos em Chipre ou no porto israelense de Ashdod. Em junho deste ano, Thunberg já havia tentado entrar em Gaza em outra missão humanitária, igualmente barrada pela Marinha israelense.

Com informações de Gazeta do Povo