O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (21) que iniciou uma revisão dos vistos atualmente válidos de cerca de 55 milhões de estrangeiros. De acordo com a pasta, todos os tipos de visto, inclusive o de turista, passarão por verificação contínua.
Segundo a resposta encaminhada à agência Associated Press, qualquer indício de violação das regras de entrada ou permanência no país resultará na revogação imediata do documento. Estrangeiros nessa situação que já estejam em território norte-americano poderão ser deportados.
Suspensão de vistos de trabalho para caminhoneiros
No mesmo dia, o secretário de Estado, Marco Rubio, informou na rede social X que o governo do presidente Donald Trump suspendeu “com efeito imediato” a emissão de vistos de trabalho para motoristas de caminhão comercial. Rubio justificou a medida afirmando que o aumento de profissionais estrangeiros dirigindo veículos de grande porte “coloca em risco vidas americanas e ameaça o sustento dos caminhoneiros do país”.
A decisão faz parte de uma série de ações voltadas ao controle migratório e à segurança nas rodovias. Não foram divulgados prazos para a conclusão da revisão dos vistos nem para a possível retomada da concessão de autorizações de trabalho para motoristas.

Imagem: AARON SCHWARTZ via gazetadopovo.com.br
Com informações de Gazeta do Povo