Home / Internacional / França recusa convite de Trump para integrar Conselho da Paz em Gaza

França recusa convite de Trump para integrar Conselho da Paz em Gaza

ocrente 1768854913
Spread the love

Paris, 19 jan. 2026 – A França decidiu não participar do Conselho da Paz para a Faixa de Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi confirmada por uma fonte próxima ao presidente Emmanuel Macron ao jornal Le Monde.

A fonte explicou que o governo francês considera que a carta constitutiva do futuro conselho extrapola o objetivo de supervisionar a reconstrução do enclave palestino, colocando em dúvida princípios e estruturas das Nações Unidas que Paris não admite relativizar.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores francês já havia questionado a iniciativa. Em nota, a pasta ressaltou o “compromisso inabalável” da França com a ONU, definindo-a como “pedra angular do multilateralismo eficaz, onde o direito internacional e a igualdade soberana dos Estados prevalecem sobre a política de poder”. Para o governo Macron, o conselho sugerido por Washington representaria uma alternativa paralela ao sistema multilateral existente.

Composição criticada

Desde sábado (17), veículos de imprensa noticiaram que Trump convidou líderes como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan para compor o grupo. A possível presença de chefes de Estado que condenaram a ofensiva israelense contra o Hamas gerou críticas do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Sem a participação da França, o governo norte-americano terá de buscar outros aliados para estruturar o Conselho da Paz, que pretende atuar após mais de dois anos de conflito entre Israel e o Hamas.

Com informações de Gazeta do Povo