Home / Internacional / Exército israelense avança na Cidade de Gaza e diz ter domínio dos arredores

Exército israelense avança na Cidade de Gaza e diz ter domínio dos arredores

rss featured 19077 1755719601
Spread the love

O Exército de Israel confirmou nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, o início de uma operação terrestre para ocupar a Cidade de Gaza e eliminar o grupo Hamas. Segundo o porta-voz militar Effie Defrin, as tropas “já controlam os arredores” do principal centro urbano do enclave palestino.

De acordo com Defrin, as forças israelenses posicionaram unidades no bairro de Zeitoun, ao sul da cidade, e em Jabalia, no norte. O porta-voz afirmou ainda que estão sendo abertos corredores para retirada de civis e para a entrada de ajuda humanitária e atendimento médico.

Planejamento político

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que, na próxima quinta-feira (21), Netanyahu e o ministro da Defesa, Israel Katz, devem oficializar os planos de ocupação do enclave. No mesmo encontro, será discutida uma proposta apresentada pelo Hamas — com mediação de Egito e Catar — que prevê a libertação de dez reféns vivos e um cessar-fogo de 60 dias.

Em comunicado, o gabinete de Netanyahu destacou que o premiê determinou o “encurtamento” do prazo de preparação para a investida final, com o objetivo de “tomar os últimos bastiões terroristas e derrotar o Hamas”.

Mobilização de reservistas

Também nesta quarta-feira, o Exército emitiu cerca de 60 mil ordens de convocação para reservistas. A informação foi divulgada pelo porta-voz militar em árabe, Avichay Adraee, na rede social X. Outros 20 mil reservistas que já estavam em serviço receberão extensão de suas ordens.

Exército israelense avança na Cidade de Gaza e diz ter domínio dos arredores - Imagem do artigo original

Imagem: Bruno Sznajderman via gazetadopovo.com.br

Segundo autoridades israelenses, a operação não tem a intenção de anexar Gaza, mas de remover o Hamas e entregar o território a administrações árabes após o conflito.

Com informações de Gazeta do Povo