O suspeito de matar o influenciador conservador Charlie Kirk foi identificado pelas autoridades dos Estados Unidos como Tyler Robinson, de 22 anos. Segundo um ex-colega de ensino médio, o jovem era “o único da família realmente de esquerda” e passou a adotar posições cada vez mais radicais a partir do segundo ano escolar.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o antigo colega, que não quis se identificar, relatou que Robinson vivia debatendo política e demonstrava insatisfação constante. O restante da família, de acordo com esse relato, simpatiza com o Partido Republicano.
O ataque
Charlie Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA, foi atingido no pescoço por um disparo efetuado por Robinson durante um debate em uma universidade de Utah na quarta-feira, 10 de setembro. A confirmação oficial da identidade do atirador ocorreu na sexta-feira, 12.
Mensagens em Discord
O governador de Utah, Spencer Cox (Partido Republicano), informou que investigadores localizaram conversas na plataforma Discord que reforçam a ligação de Robinson com o homicídio. Nas mensagens, o suspeito mencionava ter recuperado um rifle e depois descartado a arma em uma floresta próxima ao campus onde ocorreu o evento.
Imagem: Gabinete do Governo de Utah
Agentes também apreenderam três cápsulas não deflagradas com inscrições; em uma delas lia-se: “ei, fascista! toma essa!”.
Com informações de Gazeta do Povo