O Departamento de Estado dos Estados Unidos, chefiado pelo secretário Marco Rubio, determinou a suspensão da concessão de vistos ao Brasil e a mais 74 nações, informou a emissora Fox News nesta quarta-feira (14).
Segundo um memorando obtido pela rede norte-americana, funcionários consulares foram orientados a interromper o processamento dos pedidos enquanto a pasta revê seus procedimentos de triagem e verificação. A medida passa a valer em 21 de janeiro e não tem prazo para terminar. Ainda não há confirmação sobre eventuais impactos nos vistos de turismo.
Além do Brasil, a lista inclui Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen, entre outros países.
Triagem mais rígida
Em novembro, o Departamento de Estado já havia enviado telegrama aos consulados ordenando a aplicação de novas regras de análise com base na cláusula de “encargo público” da lei migratória norte-americana. A orientação era negar vistos a solicitantes que pudessem representar custo ao governo dos EUA.
Os agentes devem avaliar fatores como saúde, idade, domínio do inglês, condição financeira e eventual necessidade de cuidados médicos prolongados no país. De acordo com o porta-voz Tommy Piggott, a pasta usará “autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos”.
Consultado, o Itamaraty não comentou até a publicação desta reportagem.
Com informações de Gazeta do Povo