Home / Internacional / EUA vão reavaliar green cards de imigrantes de 19 países após ataque em Washington

EUA vão reavaliar green cards de imigrantes de 19 países após ataque em Washington

ocrente 1764282020
Spread the love

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) iniciará uma revisão completa de todos os green cards concedidos a cidadãos de 19 países classificados como “de preocupação”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo diretor interino do órgão, Joseph B. Edlow, um dia depois de um ataque que feriu dois membros da Guarda Nacional próximo à Casa Branca.

“Sob orientação do presidente, ordenei uma reavaliação rigorosa de todos os green cards de estrangeiros desses países”, escreveu Edlow na rede X.

Países na lista

A revisão abrangerá imigrantes originários de Afeganistão, Mianmar, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Iêmen, Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

Motivação

A medida foi tomada após o afegão Rahmanullah Lakanwal, 29 anos, balear dois agentes da Guarda Nacional na quarta-feira (26). Lakanwal chegou aos EUA em 2021 por um programa criado pelo então presidente Joe Biden para acolher afegãos que colaboraram com as forças americanas na guerra. Ele solicitou asilo em dezembro de 2024 e teve o pedido aprovado em abril de 2025, já sob a administração de Donald Trump.

Processos de afegãos suspensos

Mais cedo, o USCIS divulgou a suspensão, por tempo indeterminado, do processamento de todos os pedidos de imigração feitos por cidadãos afegãos, enquanto revisa protocolos de segurança e de verificação de antecedentes.

A Casa Branca e o Departamento de Segurança Interna não informaram prazos para a conclusão da reavaliação dos green cards.

Com informações de Gazeta do Povo