Washington, 11 dez. 2025 – O governo dos Estados Unidos planeja interceptar mais navios que transportam petróleo da Venezuela nas próximas semanas, informaram seis fontes familiarizadas com a operação à agência Reuters.
O novo movimento ocorre um dia depois da apreensão do petroleiro Skipper na costa venezuelana, em 10 de dezembro. Segundo a Casa Branca, a embarcação – descrita como “navio fantasma” por utilizar bandeira falsa – será conduzida a um porto norte-americano, onde a carga será confiscada.
A porta-voz presidencial Karoline Leavitt afirmou que o Skipper está sob processo legal de apreensão e passa por inspeção de uma equipe de investigação a bordo. A ação envolveu o Departamento de Justiça, o Departamento de Defesa e a Guarda Costeira dos EUA.
Fontes consultadas pela Reuters revelaram que Washington elaborou uma lista de embarcações sancionadas que podem ser detidas em breve. Além de navios provenientes da Venezuela, o monitoramento abrange cargueiros que transportam petróleo de outros países sob sanções, como o Irã.
O governo de Nicolás Maduro classificou a operação como “assalto” e “roubo”. Analistas ouvidos pela agência britânica avaliam que novas apreensões podem ampliar a pressão financeira sobre Caracas, cujo orçamento depende fortemente das receitas petrolíferas.
Com informações de Gazeta do Povo