Home / Internacional / Estados Unidos fecham acordo com Paraguai para processamento de pedidos de asilo

Estados Unidos fecham acordo com Paraguai para processamento de pedidos de asilo

rss featured 18135 1755208488
Spread the love

Os governos dos Estados Unidos e do Paraguai formalizaram nesta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, em Washington, um Acordo de Terceiro País Seguro (STCA, na sigla em inglês). O documento foi assinado pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e pelo ministro das Relações Exteriores paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, na presença do secretário-adjunto de Segurança Interna dos EUA, Troy Edgar.

Pelo acerto, estrangeiros que buscam refúgio poderão apresentar seus pedidos de asilo aos Estados Unidos enquanto permanecem em território paraguaio. Segundo Edgar, a medida faz parte da estratégia de Washington de firmar parcerias semelhantes “na América Latina, América do Sul e até mesmo na África”. O representante do Departamento de Segurança Interna afirmou que o sistema de asilo americano “sofreu abusos significativos” no governo anterior e que o acordo vai “aliviar a carga” dos órgãos responsáveis pelo processamento dessas solicitações.

Ramírez Lezcano destacou que o compromisso “representa o profundo empenho” dos dois países não apenas em questões migratórias, mas também em segurança. O pacto reforça a aproximação da administração do presidente Donald Trump com governos de orientação conservadora na região, como o de Santiago Peña no Paraguai.

Antes do entendimento com Assunção, Washington já havia selado um acordo com El Salvador para a recepção de imigrantes deportados pelos EUA. No fim de julho, os norte-americanos também anunciaram a reinclusão da Argentina no Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver Program), benefício do qual o país sul-americano estava fora desde 2002.

Estados Unidos fecham acordo com Paraguai para processamento de pedidos de asilo - Imagem do artigo original

Imagem: Perfil de Marco Rubio no X via gazetadopovo.com.br

Com informações de Gazeta do Povo