O governo dos Estados Unidos determinou o envio de dez caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico com a finalidade de reforçar operações contra cartéis de drogas que atuam no Caribe, informou a agência Reuters nesta sexta-feira (5).
Fontes americanas ouvidas sob condição de anonimato afirmaram que as aeronaves participarão de missões contra organizações classificadas por Washington como narcoterroristas no sul do Caribe, entre elas o Cartel de los Soles e o Tren de Aragua, grupos que o governo dos EUA vincula ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Segundo a reportagem, os caças devem chegar a Porto Rico no fim da próxima semana.
A movimentação ocorre após o deslocamento, nos últimos dias, de oito navios de guerra e de um submarino nuclear norte-americanos para águas do Mar do Caribe próximas à Venezuela, com o objetivo de impedir que entorpecentes alcancem o território dos Estados Unidos.
Na terça-feira (2), o presidente Donald Trump anunciou que militares americanos atingiram uma embarcação carregada de drogas no Caribe. Segundo ele, o barco pertencia ao Tren de Aragua e 11 pessoas a bordo morreram.

Imagem: DEAN LEWINS
O governo venezuelano afirma que a operação norte-americana no sul do Caribe é um pretexto para uma eventual intervenção no país.
Na quinta-feira (4), o Departamento de Defesa dos EUA relatou que duas aeronaves militares venezuelanas voaram próximas a um navio da Marinha americana em águas internacionais, manobra que o Pentágono qualificou como “altamente provocativa”.
Com informações de Gazeta do Povo