Home / Internacional / Forças dos EUA capturam sexto petroleiro ligado à Venezuela em águas do Caribe

Forças dos EUA capturam sexto petroleiro ligado à Venezuela em águas do Caribe

ocrente 1768488586
Spread the love

Militares norte-americanos apreenderam na madrugada desta quinta-feira (15) o petroleiro Veronica, o sexto navio associado a uma rede clandestina de transporte de petróleo da Venezuela, informaram fontes ao The Wall Street Journal.

A interceptação ocorreu em águas internacionais do Caribe, próximo ao território venezuelano. De acordo com o Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom), tropas da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear partiram do porta-aviões USS Gerald Ford e alcançaram o navio-tanque com apoio de helicóptero. Imagens divulgadas mostram fuzileiros descendo por cordas até o convés, sem registro de resistência.

O Veronica navegava sob bandeira da Guiana. A embarcação foi apreendida no âmbito da Operação Southern Spear, que reúne o Departamento de Segurança Interna (DHS), a Guarda Costeira e o Departamento de Justiça dos EUA para combater atividades consideradas ilícitas no Hemisfério Ocidental.

Em dezembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, havia decretado bloqueio total a portos de Caracas, medida destinada a impedir a saída de petróleo venezuelano sujeito a sanções impostas por Washington.

Com a ação desta quinta, já são seis os navios detidos pelo governo dos Estados Unidos na área de responsabilidade do Southcom, que abrange Caribe, América Central e América do Sul.

Com informações de Gazeta do Povo