Home / Internacional / Estônia exige explicações após guardas russos atravessarem sua fronteira

Estônia exige explicações após guardas russos atravessarem sua fronteira

ocrente 1766065779
Spread the love

Tallinn, 18 de dezembro de 2025 — O Ministério do Interior da Estônia informou que três guardas de fronteira da Rússia cruzaram, nesta quinta-feira, o limite territorial entre os dois países no rio Narva. Segundo as autoridades estonianas, o grupo deixou um aerodeslizador, entrou brevemente em território estoniano e retornou ao lado russo, tudo sob registro das câmeras de monitoramento instaladas na área.

O ministro do Interior, Igor Taro, declarou que o episódio “não representa uma ameaça direta à segurança”, mas que, mesmo assim, a presença de agentes estonianos foi reforçada na região. “Solicitamos explicações formais ao governo russo sobre o incidente”, disse o ministro.

Para ainda hoje está marcada uma reunião entre responsáveis pelo controle de fronteiras dos dois países. Paralelamente, o Ministério das Relações Exteriores da Estônia convocou o encarregado de negócios da embaixada russa em Tallinn para prestar esclarecimentos oficiais.

Histórico de tensão na região

Incidentes semelhantes já ocorreram na fronteira oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em 2024, Tallinn acusou guardas russos de remover boias de sinalização no mesmo rio Narva, ato classificado pelo governo estoniano como “provocação”.

Nos últimos meses, outros países europeus também relataram a presença não autorizada de drones russos em seus territórios, o que motivou alertas da Otan e mobilização de caças aliados.

Com informações de Gazeta do Povo