Home / Internacional / Equador inclui Hamas, Hezbollah e Guarda Revolucionária iraniana na lista de grupos terroristas

Equador inclui Hamas, Hezbollah e Guarda Revolucionária iraniana na lista de grupos terroristas

ocrente 1758061008
Spread the love

O presidente do Equador, Daniel Noboa, assinou nesta terça-feira (16) um decreto que classifica o Hamas, o Hezbollah e a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã como organizações terroristas.

No documento, Noboa afirma que o Hamas e o Hezbollah representam “ameaça à população nacional, à ordem estabelecida, à soberania e à integridade do Estado”. A decisão sobre a Guarda Revolucionária iraniana baseou-se em relatório do Centro Nacional de Inteligência, que indicou influência do grupo no território equatoriano.

Com a medida, o Equador passa a integrar a lista de países que reconhecem oficialmente a Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista, ao lado de Paraguai, Bahrein, Canadá, Arábia Saudita, Suécia, Estados Unidos e Israel. Em agosto, o governo da Austrália anunciou que também pretende adotar a mesma classificação.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos elogiou a iniciativa de Quito em mensagem publicada na rede social X. “Esta ação ousada reforça o compromisso do Equador em combater a rede terrorista do Irã e fortalecer a segurança em nosso hemisfério. Pedimos aos demais países da região que ainda não o fizeram para que tomem a mesma medida”, diz a nota.

O decreto de Noboa entra em vigor imediatamente, mas o governo não detalhou quais sanções ou restrições adicionais serão aplicadas aos três grupos a partir da nova designação.

Com informações de Gazeta do Povo