Home / Internacional / Embaixadora da Noruega na Jordânia é afastada por ligação com Jeffrey Epstein

Embaixadora da Noruega na Jordânia é afastada por ligação com Jeffrey Epstein

ocrente 1770674713
Spread the love

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega afastou, no domingo (8), a embaixadora Mona Juul, que representava o país na Jordânia e no Iraque, após a divulgação de documentos que indicam contatos dela com o financista norte-americano Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais e morto em 2019.

Em comunicado, o chanceler norueguês, Espen Barth Eide, afirmou que Juul demonstrou “grave falha de julgamento”, tornando inviável a manutenção da confiança necessária ao cargo. A diplomata já havia sido suspensa temporariamente na semana anterior, enquanto se avaliava a extensão de sua relação com Epstein.

Apurações paralelas

A investigação interna no Itamaraty norueguês continua para verificar se o vínculo com o financista interferiu nas funções oficiais de Juul. Paralelamente, a Unidade de Crimes Econômicos do Ministério Público da Noruega (Okokrim) abriu inquérito por suspeita de corrupção contra a embaixadora e por possível colaboração no suposto crime contra o marido dela, o diplomata Terje Rød-Larsen.

Segundo a Okokrim, as suspeitas que recaem sobre Juul são mais graves, pois os fatos podem ter ocorrido durante o exercício de suas funções diplomáticas.

Herança milionária

Documentos liberados em 30 de janeiro pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontam que Epstein destinou cerca de US$ 10 milhões em testamento aos dois filhos de Juul e Rød-Larsen, informação que intensificou a pressão sobre a diplomata.

A repercussão do caso amplia a crise em círculos políticos e diplomáticos noruegueses desde a divulgação dos chamados “arquivos Epstein”, que também mencionam outras figuras públicas do país, como a princesa herdeira Mette-Marit.

Não há prazo divulgado para a conclusão das investigações internas e criminais.

Com informações de Gazeta do Povo