Bruxelas, 6 dez. 2025 – O empresário Elon Musk afirmou que a União Europeia (UE) deveria ser abolida, um dia depois de a Comissão Europeia aplicar multa de 120 milhões de euros (cerca de US$ 140 milhões) à rede social X, controlada por ele, por supostas violações da Lei de Serviços Digitais.
Entre a noite de sexta-feira (5) e a manhã deste sábado (6), Musk publicou várias mensagens no X criticando o bloco. Segundo o empresário, a soberania precisa “ser devolvida aos países individuais” para que “os governos representem melhor seu povo”.
Reações nos Estados Unidos
As declarações de Musk ecoaram posicionamento do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que classificou a sanção europeia como “ataque” às plataformas de tecnologia dos EUA e “ao povo americano”. Rubio escreveu na mesma rede que “acabaram os dias de censurar os americanos na internet”.
A administração do presidente Donald Trump já havia acusado a UE de usar regulações de redes sociais para promover censura. Documento de política externa divulgado pela Casa Branca sustenta que tais medidas, aliadas às políticas migratórias europeias, “podem levar ao fim da civilização no continente”.
Pontos contestados pela Comissão Europeia
De acordo com o órgão executivo do bloco, o X descumpriu exigências de transparência ao:
- exibir um selo de verificação azul considerado “enganoso”;
- manter repositório de publicidade sem informações suficientes;
- negar acesso público a dados necessários para pesquisadores independentes.
A plataforma tem 60 dias úteis para apresentar soluções que corrijam as irregularidades apontadas.
Com informações de Gazeta do Povo