Home / Internacional / Eleitores bolivianos decidem se encerram 20 anos de hegemonia da esquerda

Eleitores bolivianos decidem se encerram 20 anos de hegemonia da esquerda

rss featured 18457 1755374877
Spread the love

Os bolivianos vão às urnas neste domingo, 17 de agosto, para escolher presidente, vice-presidente e novo Parlamento, em uma disputa que pode pôr fim a duas décadas de governos liderados pelo Movimento ao Socialismo (MAS). O mandato a ser definido terá duração de cinco anos.

Estão aptos a votar 7.567.207 cidadãos dentro do país e outros 369.308 residentes no exterior. Quem vive fora da Bolívia só pode escolher a chapa presidencial e não é obrigado a comparecer.

Favoritos e possibilidade de segundo turno

Entre oito candidaturas registradas, duas de oposição aparecem na dianteira das pesquisas: o empresário de centro-direita Samuel Doria Medina e o ex-presidente de direita Jorge “Tuto” Quiroga (2001-2002). Os levantamentos apontam que nenhum concorrente deve superar 50% dos votos válidos ou atingir pelo menos 40% com dez pontos de vantagem, condição prevista na Constituição de 2009 para evitar o segundo turno. Caso se confirme, será a primeira vez que o país realizará uma votação em duas etapas.

No campo governista, o candidato oficial, Eduardo del Castillo, figura entre os últimos colocados. Já Andrónico Rodríguez, presidente do Senado e postulante pela Aliança Popular, também não alcança percentuais que o aproximem da disputa final. A divisão se acentuou depois que o ex-mandatário Evo Morales deixou o MAS ao ser impedido constitucionalmente de se candidatar pela quarta vez. Sem legenda, Morales passou a incentivar o voto nulo, motivando manifestações de seus simpatizantes.

Regras eleitorais e logística

O voto é obrigatório. As seções abrem às 8h (9h de Brasília) e funcionam por oito horas ou até o último eleitor da fila votar. Quem comparecer recebe um certificado de sufrágio, exigido para realizar procedimentos em órgãos públicos e bancos nos 90 dias seguintes.

Votos brancos e nulos não entram na contagem de válidos, servindo apenas para estatísticas. Mesmo que sejam maioria, o resultado será definido pelos votos válidos.

Eleitores bolivianos decidem se encerram 20 anos de hegemonia da esquerda - Imagem do artigo original

Imagem: EPA EFE via gazetadopovo.com.br

Para apuração preliminar, o Tribunal Supremo Eleitoral utilizará o Sistema de Transmissão de Resultados Preliminares (Sirepre), já testado nos nove tribunais departamentais. Além disso, 14 missões internacionais — com destaque para União Europeia e Organização dos Estados Americanos — e cinco delegações nacionais acompanham o pleito.

Restrições em vigor

Desde quinta-feira vigora o silêncio eleitoral. O “auto de bom governo”, em vigor desde sexta, proíbe aglomerações, venda de bebidas alcoólicas e a circulação de veículos sem autorização do órgão eleitoral durante o domingo.

Com informações de Gazeta do Povo