Caracas, 24 jan. 2026 – A ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, solicitou nesta sexta-feira (24) a realização de um “verdadeiro diálogo político” que inclua correntes aliadas e oposicionistas. A dirigente encarregou o irmão e presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, de articular o encontro.
“Quero exortar o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, para que convoque imediatamente um encontro com todos os setores políticos do país”, declarou Delcy durante ato público.
Segundo a líder venezuelana, o diálogo deve produzir “resultados concretos, imediatos” e ser conduzido internamente, “sem ordens externas, nem de Washington, nem de Bogotá, nem de Madri”. “O país pede que seja pelo bem comum da Venezuela”, acrescentou.
Programa de 100 dias
A proposta integra o Programa para a Convivência e a Paz, que será coordenado pelo ministro da Cultura, Ernesto Villegas, e contará com participação de membros do governo, empresários e acadêmicos.
Delcy anunciou a elaboração de um “plano de 100 dias” cuja primeira tarefa será mapear “a violência e o ódio político, econômico e social” no país. Ela não detalhou quando o cronograma começará a ser executado.
Contexto político
Rodríguez assumiu interinamente em 3 de janeiro, após a captura do ex-presidente Nicolás Maduro por forças americanas em Caracas. Apesar da mudança de comando, aliados de Maduro mantêm controle total do Poder Executivo e dominam a Assembleia Nacional, onde detêm ampla maioria chavista.
Com informações de Gazeta do Povo