Washington (07.jan.2026) – O senador republicano Rick Scott, aliado do presidente Donald Trump, declarou que a operação militar norte-americana que resultou na captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro inaugura uma etapa de mudanças políticas mais amplas na América Latina.
Em entrevista à emissora Fox Business nesta quarta-feira (7), Scott afirmou que, após a ação na Venezuela, Cuba e Nicarágua devem entrar na mira de Washington. “O que fizemos na Venezuela vai mudar a América Latina. Este é o começo da mudança na Venezuela. Depois, vamos mudar Cuba. A Nicarágua também vai mudar”, disse o parlamentar da Flórida.
Colômbia citada
Ao comentar o cenário regional, o senador acrescentou que a Colômbia deverá eleger “um novo presidente no próximo ano”, integrando, segundo ele, um processo de “retomada das democracias no hemisfério”.
Reação democrata
No mesmo dia, o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, relatou ter ficado “muito decepcionado” com as respostas do governo Trump sobre possíveis operações militares em outros países da América Latina. O tema foi tratado em sessão informativa no Capitólio com o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário da Defesa, Pete Hegseth, após a missão que prendeu Maduro em Caracas.
Segundo Schumer, a Casa Branca não descartou ações em Cuba, Colômbia ou Nicarágua, indicando que esses países permanecem sob avaliação do governo norte-americano.
Com informações de Gazeta do Povo