Brasília – O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou que os jornalistas que o acompanharam à Cúpula de Líderes da COP 30, em Belém, ficaram “aliviados” ao embarcar de volta para a Europa. A declaração foi feita na semana passada, durante reunião com representantes do varejo alemão, e foi registrada pela emissora Deutsche Welle.
Segundo Merz, ele perguntou ao grupo de repórteres ainda na capital paraense: “Quem gostaria de permanecer aqui?”. Nenhuma mão se levantou. “Todos ficaram aliviados por termos retornado à Alemanha – especialmente daquele lugar onde estávamos”, relatou o líder alemão, usando o episódio para reforçar a ideia de que o país deve ser valorizado pelos próprios cidadãos.
Encontro com Lula e promessa ao fundo florestal
Na COP 30, Merz se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O chanceler manifestou apoio alemão ao Fundo Florestas para Sempre (TFFF), mecanismo proposto pelo Brasil para financiar a preservação de biomas tropicais. O valor da contribuição da Alemanha, porém, não foi divulgado.
Críticas à infraestrutura de Belém
Belém enfrentou questionamentos de delegações estrangeiras antes mesmo do início oficial da conferência climática. Em meados do ano, 25 países enviaram carta ao governo brasileiro reclamando de preços elevados de hospedagem e alimentação, dificuldades logísticas e quantidade limitada de hotéis, chegando a sugerir a transferência total ou parcial do evento.
A COP 30 reuniu chefes de Estado, diplomatas e especialistas ambientais na capital paraense entre 10 e 17 de novembro.
Com informações de Gazeta do Povo