O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia a criação de uma nova geração de navios de guerra batizada de Frota Dourada (Golden Fleet), informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira (24).
Segundo a reportagem, a iniciativa ainda está nas primeiras conversas entre a Casa Branca e a Marinha norte-americana. O plano prevê substituir parte da frota atual por embarcações de 15 mil a 20 mil toneladas, fortemente blindadas e equipadas com mísseis de longo alcance, incluindo armamentos hipersônicos, para enfrentar ameaças crescentes da China e de outros rivais estratégicos.
Fontes citadas pelo jornal afirmam que o presidente Trump participa pessoalmente das discussões e enxerga o projeto como peça central para redesenhar o poder naval dos Estados Unidos e ampliar a supremacia do país nos mares.
Atualmente, a Marinha dos EUA possui 287 navios, entre destróieres, cruzadores, porta-aviões e submarinos, além de desenvolver uma nova classe de fragatas. O esboço da Frota Dourada incluiria também corvetas menores.
Nesta que pode ser sua última passagem pela Casa Branca, Trump já havia manifestado o objetivo de elevar o número total de embarcações militares para mais de 300, meta que o projeto agora em estudo pode acelerar.
Com informações de Gazeta do Povo