Home / Internacional / Tucker Carlson diz que Trump pode anunciar guerra contra a Venezuela nesta quarta-feira

Tucker Carlson diz que Trump pode anunciar guerra contra a Venezuela nesta quarta-feira

ocrente 1766005502
Spread the love

WASHINGTON – O comentarista conservador Tucker Carlson afirmou nesta quarta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode declarar guerra à Venezuela durante o pronunciamento agendado para as 23h (horário de Brasília).

Em entrevista ao podcast Judging Freedom, apresentado pelo ex-juiz Andrew Napolitano, Carlson disse ter sido informado de que parlamentares receberam ontem um alerta sobre a iminência de uma ação militar. “O que sei até agora é que membros do Congresso foram informados ontem de que uma guerra está a caminho e que o anúncio será feito hoje, às 21h, horário do leste dos EUA”, declarou.

Apesar de relatar os rumores, o jornalista ressaltou desconhecer se o anúncio realmente ocorrerá. “Eu não sei. E nunca quero exagerar o que sei, que, no geral, é bastante limitado”, acrescentou.

O discurso de Trump foi confirmado pela Casa Branca na terça-feira (16). Segundo a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, o presidente pretende destacar “as conquistas históricas” dos primeiros 11 meses de seu segundo mandato e apresentar planos para os próximos três anos. “Será um discurso muito bom”, disse.

Escalada militar no Caribe

Desde o fim de agosto, Washington enviou navios de guerra – inclusive o maior porta-aviões do mundo – e caças ao mar do Caribe, próximo à Venezuela, e ao oceano Pacífico, nas proximidades da Colômbia. A operação resultou em 25 ataques contra 26 embarcações acusadas de ligação com o narcotráfico, causando ao menos 95 mortes.

O governo de Nicolás Maduro vê a mobilização como tentativa de removê-lo do poder. Nas últimas semanas, Trump afirmou que a iniciativa será ampliada com ofensivas terrestres em território venezuelano e disse ao site Politico que “Maduro está com os dias contados”.

Na noite de terça-feira, o presidente intensificou a pressão ao ordenar bloqueio total de petroleiros sancionados que entrem ou saiam da Venezuela, medida que aumentou a tensão na região.

Com informações de Gazeta do Povo