Home / Internacional / Caracas chama ajuda de €14,5 milhões da União Europeia de “corrupção disfarçada”

Caracas chama ajuda de €14,5 milhões da União Europeia de “corrupção disfarçada”

ocrente 1762201301
Spread the love

Brasília, 3 nov. 2025 – O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, afirmou nesta segunda-feira (3) que o pacote humanitário de 21,5 milhões de euros anunciado pela União Europeia (UE) para países do Caribe é, na prática, “corrupção disfarçada de solidariedade”. Do total, 14,5 milhões de euros seriam destinados ao território venezuelano.

A declaração foi publicada em mensagem no Telegram poucas horas depois de Bruxelas divulgar o repasse. Segundo Gil, “nenhum euro desses fundos chega ao nosso povo” porque a UE “não desenvolve nem registra projetos humanitários na Venezuela”. O chanceler acusou intermediários e organizações não governamentais de ficarem com os valores.

“Como ministro das Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, posso afirmar claramente: esses 14,5 milhões de euros não chegarão à Venezuela. Serão, como os 149 milhões anteriores, mais uma operação de corrupção disfarçada de solidariedade”, escreveu.

A UE justificou o novo aporte alegando agravamento da crise humanitária na Venezuela e no Haiti, além da necessidade de reconstrução de ilhas afetadas pelo furacão Melissa. O bloco europeu ressaltou que os recursos incluem distribuição de alimentos, cuidados médicos, proteção e assistência emergencial. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta oficial de Bruxelas às acusações de Gil.

Com informações de Gazeta do Povo