Home / Internacional / Caracas reage ao bloqueio de petroleiros e acusa EUA de “roubo” das riquezas venezuelanas

Caracas reage ao bloqueio de petroleiros e acusa EUA de “roubo” das riquezas venezuelanas

ocrente 1766025258
Spread the love

O governo de Nicolás Maduro acusou os Estados Unidos de cometer “roubo de riquezas” após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar em 16 de dezembro de 2025 um bloqueio total a navios petroleiros sob sanções que entrem ou saiam da Venezuela.

Em comunicado divulgado na quarta-feira, 17 de dezembro, Caracas classificou a medida como “grave e imprudente”, alegando que fere o direito internacional, ameaça a soberania venezuelana e viola princípios de livre navegação e comércio.

Segundo a nota oficial, a ação norte-americana seria ilegal por não contar com autorização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O regime venezuelano afirmou ainda que Washington tenta se apropriar dos recursos naturais do país ao restringir a exportação de petróleo.

A decisão de Trump foi publicada na rede social Truth Social. No texto, o presidente dos EUA acusou o governo Maduro de “roubar ativos dos Estados Unidos” e de utilizar receitas do petróleo para financiar terrorismo, narcotráfico e tráfico humano em áreas que, segundo Washington, foram “ilegalmente apropriadas”.

O anúncio eleva a tensão diplomática entre os dois países, que já enfrentam sanções econômicas e restrições comerciais impostas por Washington nos últimos anos.

Com informações de Gazeta do Povo