WASHINGTON – A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira, 12 de novembro de 2025, um projeto de lei de financiamento provisório que encerra a mais longa paralisação do governo federal na história do país, já no 43º dia.
O texto recebeu 222 votos favoráveis e 209 contrários. A Casa Branca informou que o presidente Donald Trump assinará a medida ainda hoje, restabelecendo as atividades completas do Executivo, parcialmente suspensas desde 1º de outubro.
Pelo acordo, o governo fica financiado até 30 de janeiro de 2026. O projeto também garante recursos para algumas agências consideradas essenciais até o fim do ano fiscal de 2026, que se encerra em 30 de setembro.
A aprovação era esperada porque, na Câmara, de maioria republicana, bastava maioria simples. No Senado, onde eram necessários 60 votos, o impasse durou seis semanas e só foi superado na segunda-feira, 10 de novembro, quando oito democratas aderiram à proposta. Em troca, os senadores obtiveram o compromisso de que o Congresso votará em breve a prorrogação dos subsídios do Obamacare, que ajuda famílias de baixa renda a pagar planos de saúde.
Sem um orçamento federal aprovado desde o início de outubro, apenas serviços considerados essenciais vinham funcionando, enquanto milhares de servidores estavam licenciados ou sem remuneração.
Com informações de Gazeta do Povo