O papa Leão XIV nomeou, na sexta-feira (26), o brasileiro dom Ilson de Jesus Montanari, 66 anos, para mais um mandato como secretário do Dicastério para os Bispos no Vaticano.
A recondução de Montanari ocorreu simultaneamente à designação do italiano Filippo Iannone como novo prefeito do organismo responsável pela escolha dos bispos católicos em todo o mundo. Segundo o Estadão, o brasileiro já exerceu o cargo nos dois últimos quinquênios e deverá permanecer na função pelos próximos cinco anos.
Carreira na Cúria Romana
Nascido em Sertãozinho (SP), Montanari foi ordenado padre em 1989, em Ribeirão Preto, após estudos em Direito, Economia e Filosofia. Posteriormente cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Em 2002, retornou à capital italiana e, seis anos depois, tornou-se oficial da então Congregação para os Bispos. Em 2011, o papa Bento XVI concedeu-lhe o título de Capelão de Sua Santidade. Já em 2013, no pontificado de Francisco, Montanari assumiu a secretaria do Dicastério para os Bispos e recebeu ordenação episcopal do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva.
Em 2014, o então papa Francisco o nomeou secretário do Colégio dos Cardeais, cargo que mantém até hoje.
Atuação como vice-camerlengo
Além da secretaria, Montanari ocupou o posto de vice-camerlengo da Igreja Católica, posição que o colocou como segundo na hierarquia administrativa durante o período de Sé Vacante, logo abaixo do cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, camerlengo desde 2019. Nessa função, teve participação direta na organização do funeral e do velório do papa Francisco, falecido em abril de 2025.
Com informações de Gazeta do Povo