O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta quinta-feira (9.out.2025) nota oficial na qual cumprimenta Israel e o grupo Hamas pelo anúncio de um acordo de paz e reconhece o “importante papel” desempenhado pelos Estados Unidos nas negociações que podem encerrar dois anos de conflito.
No comunicado, o governo brasileiro “valoriza a atuação dos demais países mediadores: Catar, Egito e Turquia” e saúda o entendimento como passo fundamental para a redução da violência.
O Itamaraty ressaltou a dimensão humanitária do pacto, observando que o cessar-fogo “deve representar alívio efetivo para a população civil”. O Brasil também pediu acesso “pleno, seguro e imediato” para a assistência humanitária e para as equipes da ONU que operam na região.
A nota exorta as partes a cumprir integralmente o que foi acertado e a negociar “de boa-fé” a retirada completa das forças israelenses, o início da reconstrução de Gaza sob coordenação palestina e a restauração da unidade político-geográfica da Palestina sob seu governo legítimo.
Por fim, o Brasil reiterou seu apoio histórico à solução de dois Estados, defendendo um Estado palestino independente e viável, lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967 — incluindo Faixa de Gaza e Cisjordânia — com Jerusalém Oriental como capital palestina.
Com informações de Gazeta do Povo