Santiago, 14 de dezembro de 2025 – O presidente do Chile, Gabriel Boric, votou na manhã deste domingo (14) em Punta Arenas, sua cidade natal, no segundo turno que escolherá o próximo chefe de Estado do país. Ao deixar a cabine, o mandatário fez um apelo para que os mais de 15 milhões de eleitores compareçam às urnas e reforçou a importância de salvaguardar a democracia.
“Quero convidar cada cidadão e cidadã a participar desta decisão democrática que definirá, em parte, o futuro do nosso país pelos próximos quatro anos. A democracia se cuida todos os dias, mas, neste momento, todos nos tornamos iguais e nossa decisão tem o mesmo peso”, afirmou.
A disputa deste domingo coloca frente a frente a comunista Jeannette Jara, candidata apoiada pelo governo, e o conservador José Antonio Kast, apontado pelas pesquisas como favorito.
Ao contrário do primeiro turno, Boric chegou desacompanhado à seção eleitoral após deixar a filha, Violeta, com a mãe na porta do local. Depois de cumprimentar os mesários, destacou à imprensa que “a democracia é a melhor ferramenta para resolver diferenças de forma pacífica, com diálogo e acordo”.
O presidente também elogiou o sistema eleitoral chileno, que prevê divulgar os resultados por volta das 19h (horário local e de Brasília), apenas uma hora após o encerramento da votação. “Temos um sistema que é exemplo e orgulho para a região e para o mundo, pela confiabilidade, rapidez na apuração e transparência. Ninguém questiona os resultados das eleições no Chile”, ressaltou.
Boric lembrou tratar-se da última vez em que vota como chefe de Estado. “Nunca devemos tomar esse direito e dever como garantidos. Devemos protegê-lo, respeitá-lo e honrá-lo, conscientes da responsabilidade que implica”, disse.
Mais cedo, o ex-presidente socialista Ricardo Lagos votou em Santiago. Quase simultaneamente, a ex-presidente Michelle Bachelet manifestou desejo de que o próximo governante mantenha as políticas de Estado, referência à sua candidatura para comandar a Secretaria-Geral da ONU.
Com informações de Gazeta do Povo