A Blue Origin, empresa aeroespacial de Jeff Bezos, realizou na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, o lançamento bem-sucedido da missão Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (Escapade), transportando duas sondas da Nasa com destino a Marte. O voo decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 17h (horário de Brasília).
O New Glenn, foguete de duas etapas escolhido para a operação, completou um feito inédito para a companhia ao pousar de forma controlada o primeiro estágio em uma plataforma flutuante situada a várias centenas de quilômetros da costa da Flórida. Até então, apenas a SpaceX, de Elon Musk, havia dominado essa manobra de recuperação em missões interplanetárias.
Objetivo científico
A missão Escapade é composta por dois satélites idênticos, batizados de Gold e Blue. Os aparelhos vão analisar a interação entre o vento solar e o campo magnético marciano, buscando explicar como o planeta perdeu grande parte de sua atmosfera e, possivelmente, da água que um dia abrigou. Os dados também devem contribuir para estratégias de proteção de astronautas e satélites contra fenômenos do clima espacial.
Rota alternativa até Marte
Ao invés da tradicional manobra de transferência de Hohmann — que limita os lançamentos a janelas específicas a cada 26 meses —, a Escapade seguirá primeiro até um ponto de Lagrange, região de equilíbrio gravitacional a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra, antes de traçar a rota final para Marte.
Adversidades climáticas
O lançamento estava originalmente marcado para domingo, 9 de novembro, mas foi adiado devido ao mau tempo. Uma nova tentativa na quarta-feira, 12, acabou postergada por causa de uma tempestade solar, levando à bem-sucedida decolagem no dia seguinte.
Impacto na corrida espacial comercial
O sucesso aproxima a Blue Origin da SpaceX em contratos com a Nasa. Um mês antes, o diretor interino da agência, Sean Duffy, declarou que a empresa de Musk acumulava atrasos no cronograma para levar astronautas de volta à Lua e sinalizou a possibilidade de abrir novas licitações, cenário que pode favorecer a companhia de Bezos.
Com informações de Gazeta do Povo