Home / Internacional / Sob pressão por ligações com Epstein, Bill Gates desiste de palestra em cúpula de IA na Índia

Sob pressão por ligações com Epstein, Bill Gates desiste de palestra em cúpula de IA na Índia

ocrente 1771540482
Spread the love

O empresário Bill Gates cancelou, poucas horas antes do início, o discurso de abertura que faria nesta quinta-feira (19) na Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial de 2026, em Nova Délhi, Índia. A decisão ocorre em meio ao aumento de questionamentos sobre a relação do fundador da Microsoft com o financista norte-americano Jeffrey Epstein.

Em comunicado, a Fundação Bill & Melinda Gates informou que a retirada do bilionário do evento teve o objetivo de “garantir que o foco permaneça nas prioridades fundamentais da cúpula”. A entidade foi representada no encontro por Ankur Vora, presidente dos escritórios da organização na África e na Índia.

O cancelamento veio menos de 48 horas depois de a própria fundação confirmar a presença de Gates. Segundo o jornal britânico The Guardian, a mudança de última hora coincide com a divulgação, no fim de janeiro, de novos documentos do processo que envolve Epstein, investigado por tráfico sexual de menores.

Gates já afirmou publicamente que se arrepende de ter mantido contato com Epstein e nega mensagens atribuídas ao financista que o acusam de manter casos extraconjugais e de ter buscado antibióticos para a então esposa, Melinda, após supostamente contrair uma infecção sexualmente transmissível.

A Cúpula de Impacto da IA reúne líderes políticos e executivos do setor de tecnologia. Estão previstos pronunciamentos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, do presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, além de representantes de empresas como OpenAI, Google e Anthropic.

Com informações de Gazeta do Povo