Home / Internacional / Barco da Guiana que transportava material eleitoral é alvejado a partir da Venezuela

Barco da Guiana que transportava material eleitoral é alvejado a partir da Venezuela

ocrente 1756692026
Spread the love

As Forças Armadas e a Polícia da Guiana relataram neste domingo, 31 de agosto de 2025, que uma embarcação do país foi atingida por disparos vindos da costa venezuelana enquanto levava material para as eleições gerais marcadas para esta segunda-feira (1º).

Segundo comunicado obtido pela agência France Press, o ataque ocorreu por volta das 14h30 (horário local) nas proximidades de Bamboo, na região petrolífera do Essequibo — território guianense reivindicado pela Venezuela.

O barco-patrulha escoltava militares, policiais e funcionários da comissão eleitoral responsáveis por distribuir urnas e documentos em comunidades remotas. De acordo com as autoridades guianenses, os militares reagiram imediatamente e conseguiram retirar a equipe da linha de fogo. Ninguém ficou ferido, e o material eleitoral permaneceu intacto.

O episódio intensifica a tensão na fronteira poucas horas antes da votação que definirá o próximo presidente e os novos membros do Parlamento da Guiana, país de cerca de 850 mil habitantes. Rica em petróleo e outros recursos naturais, a área do Essequibo tem sido alvo de ações cada vez mais frequentes de Caracas, que alega soberania sobre a região.

Com informações de Gazeta do Povo