Home / Internacional / Atentado a tiros fere dois ativistas venezuelanos exilados em Bogotá; Maria Corina cobra ação de Petro

Atentado a tiros fere dois ativistas venezuelanos exilados em Bogotá; Maria Corina cobra ação de Petro

ocrente 1760440626
Spread the love

Bogotá (Colômbia) – Dois opositores do regime de Nicolás Maduro que vivem na Colômbia foram alvos de um ataque a tiros na segunda-feira, 13 de outubro. Os feridos são o defensor de direitos humanos Yendri Velásquez e o analista político Luis Peche Arteaga, ambos refugiados em Bogotá.

A agressão ocorreu no bairro Los Cedros, na zona norte da capital colombiana. De acordo com a Polícia Nacional, os dois venezuelanos foram socorridos com vida. Um veículo supostamente usado no atentado foi localizado próximo ao local, contendo duas pistolas. Três suspeitos são procurados, mas até o momento não houve prisões.

A líder opositora venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, denunciou o episódio nas redes sociais. Em publicação no X, ela destacou que Velásquez está exilado desde agosto de 2024, após ter sido sequestrado por seu trabalho em defesa dos direitos humanos, enquanto Peche deixou a Venezuela devido à perseguição política.

Machado solicitou ao governo do presidente colombiano, Gustavo Petro, uma investigação “completa, transparente e urgente” para identificar os autores do crime e garantir proteção não só às vítimas, mas a todos os venezuelanos exilados na Colômbia.

A polícia segue analisando imagens de câmeras de segurança e tomando depoimentos para avançar na apuração.

Com informações de Gazeta do Povo