Bruxelas, 20 set. 2025 – Um ataque cibernético ao sistema de faturamento e embarque da Collins Aerospace interrompeu operações em vários aeroportos da Europa na noite de sexta-feira (19), provocando atrasos, cancelamentos e até evacuação de terminal.
Principais aeroportos afetados
Bruxelas – O aeroporto da capital belga foi o mais atingido. Mais de 20 voos sofreram impacto direto: nove foram cancelados e 15 decolaram com pelo menos uma hora de atraso. Sem acesso ao sistema automático, funcionários precisaram realizar check-in e embarque manualmente.
Londres (Heathrow) – O maior aeroporto britânico confirmou “problema técnico” na plataforma fornecida pela Collins Aerospace. Passageiros enfrentaram longas filas e mudanças de portão.
Berlim-Brandemburgo – Na Alemanha, o pane aumentou o tempo de espera no balcão de check-in e provocou atrasos em série.
Dublin – O Terminal 2 foi completamente esvaziado após um “alerta de segurança” por volta das 11h30 (horário local). A administração do aeroporto pediu que viajantes seguissem funcionários até pontos de encontro e alertou para possíveis interrupções temporárias nos voos.
Recomendações aos passageiros
Aeroportos de Bruxelas e Heathrow aconselharam consumidores a confirmar a situação dos voos junto às companhias antes de seguir para os terminais. Em nota, a Collins Aerospace afirmou estar “trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível”.
Responsabilidade ainda desconhecida
Até o momento, nenhuma organização ou governo reivindicou o ataque. Autoridades belgas informaram que investigam a origem da invasão digital.
O incidente reforça a vulnerabilidade de sistemas aeroportuários e evidenciou o efeito em cadeia que falhas tecnológicas podem gerar no transporte aéreo internacional.
Com informações de Gazeta do Povo