Pelo menos duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas na madrugada desta sexta-feira (26) em um ataque considerado terrorista pela polícia israelense no norte do país.
De acordo com as autoridades, um palestino originário de Qabatiya, na Cisjordânia, iniciou o ataque em Beit She’an por volta de 0h30, quando atropelou um pedestre de 68 anos. A vítima, identificada depois como Shimshon Mordechai, morreu no local apesar dos esforços das equipes de emergência do Magen David Adom (MDA).
Na mesma área, socorristas encontraram um adolescente dentro de um veículo com ferimentos leves, também provocados pelo atropelamento. Ele foi encaminhado ao hospital e permanece em condição estável.
Minutos depois, a alguns quilômetros dali, no entroncamento da Rodovia 71 próximo ao kibutz Ein Harod, uma jovem de 18 anos foi esfaqueada e não resistiu. Posteriormente, o governo corrigiu a identificação da vítima para Aviv Maor, de 17 anos.
Às 12h45, o Ministério das Relações Exteriores informou sobre mais um ferido na entrada de Afula. Segundo a polícia, o suspeito foi atingido por disparos de um civil que passava pelo local e está internado em estado moderado.
Em nota, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu expressou condolências às famílias das duas vítimas fatais e elogiou o “cidadão heróico” que neutralizou o atacante. “Desejamos rápida recuperação aos feridos”, acrescentou.
A investigação preliminar confirma que os incidentes de atropelamento e esfaqueamento fazem parte de uma mesma ação terrorista, informou a polícia.
Com informações de Gazeta do Povo