Um roubo executado em tempo recorde provocou o fechamento do Museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo, 19 de outubro de 2025. Em apenas sete minutos, criminosos levaram nove joias históricas ligadas a Napoleão e a antigos monarcas franceses.
O ataque começou por volta das 9h45 no horário local (4h45 em Brasília). De acordo com o jornal Le Parisien, o grupo chegou de motocicleta por uma entrada lateral, utilizou um elevador de carga para alcançar o primeiro andar e quebrou janelas para acessar a Galeria Apolo, onde as peças estavam expostas. Após recolherem os objetos, os ladrões fugiram pelo mesmo trajeto.
Entre os itens subtraídos estão um colar, uma tiara e um broche cujo valor ainda não foi calculado. Uma das joias — possivelmente a coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III — caiu durante a fuga, foi recuperada com danos e passa por perícia, segundo a ministra da Cultura, Rachida Dati.
Dati classificou os autores como “profissionais” e destacou a rapidez da ação. “Tudo aconteceu muito rápido. Não houve violência nem pânico; os visitantes foram evacuados com profissionalismo”, afirmou.
Por razões de segurança, o Louvre permaneceu fechado ao público durante todo o dia. A polícia isolou a área em torno da pirâmide de vidro para facilitar a investigação.
Com 8,7 milhões de visitantes em 2023, o museu mais frequentado do mundo enfrenta problemas de superlotação. Em janeiro, o presidente Emmanuel Macron anunciou um amplo projeto de modernização; a infraestrutura de recepção foi originalmente pensada, nos anos 1980, para acolher apenas 4 milhões de pessoas.
Com informações de Gazeta do Povo