Home / Internacional / Argentina classifica Comando Vermelho e PCC como organizações narcoterroristas

Argentina classifica Comando Vermelho e PCC como organizações narcoterroristas

ocrente 1761749245
Spread the love

A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, informou que o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) passaram a ser tratados oficialmente como organizações narcoterroristas no país.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal argentino La Nación na terça-feira, 28 de outubro. No mesmo dia, mais de 2.500 agentes de segurança realizaram uma megaoperação contra líderes do CV na zona norte do Rio de Janeiro, considerada a ação mais letal da história do estado brasileiro.

39 brasileiros presos na Argentina

Segundo Bullrich, 39 cidadãos brasileiros estão detidos em penitenciárias argentinas — cinco ligados ao Comando Vermelho e “sete ou oito” ao PCC. Ela afirmou que esses presos são identificados por tatuagens e pelo modus operandi e permanecem isolados para evitar que exerçam influência dentro do sistema carcerário, prática observada em países vizinhos como Brasil e Paraguai.

Parcerias com o FBI

Neste mês, o Ministério da Segurança Nacional argentino anunciou dois acordos com o FBI. O primeiro prevê intercâmbio de informações e cooperação técnica entre a agência norte-americana e o Centro Nacional Antiterrorista (CNA) para combater o terrorismo, seu financiamento e o crime organizado. O segundo acordo foca em capacitação, apoio técnico e desenvolvimento tecnológico envolvendo o FBI, o Departamento Federal de Investigações (DFI) e o próprio ministério.

Patricia Bullrich acrescentou que a cooperação internacional é “fundamental” para enfrentar organizações criminosas transnacionais e reforçar a segurança nas fronteiras.

Com informações de Gazeta do Povo