O Tribunal Distrital do Distrito Sul de Nova York terá, a partir desta segunda-feira (5), o primeiro encontro entre o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o magistrado Alvin Kenneth Hellerstein, de 92 anos. Na audiência inicial, procedimento semelhante à audiência de custódia no Brasil, serão apresentadas as acusações e o réu poderá declarar-se culpado ou inocente. Maduro será assistido por um defensor público.
Trajetória do magistrado
Nascido em Nova York em 1933, no auge da Grande Depressão, Hellerstein é judeu ortodoxo e já presidiu o Conselho de Educação Judaica. Formou-se em Artes pelo Columbia College e em Direito pela Faculdade de Direito do Bronx. Serviu como primeiro-tenente no corpo jurídico do Exército dos Estados Unidos antes de ser indicado ao posto de juiz distrital pelo então presidente democrata Bill Clinton, em 1998. A indicação foi aprovada por unanimidade no Senado.
Em 2013, ele e a família foram alvo de ofensas consideradas “inequivocamente antissemitas” em petições ligadas a um dos processos mais emblemáticos que conduziu: as ações civis relativas aos atentados de 11 de Setembro. Na ocasião, chegou a negar uma indenização de US$ 657,5 milhões a trabalhadores que atuaram nos resgates e na limpeza dos escombros, classificando-os como heróis, mas avaliando o valor como inadequado.
Decisões de destaque
Hellerstein já analisou uma das acusações criminais contra o ex-presidente Donald Trump, caso em que buscou transferir a competência para a Justiça Federal. O juiz também bloqueou deportações — inclusive de venezuelanos — e recusou pedidos de redução de pena baseados em religião ou nacionalidade.
Entre os réus notórios que passaram por sua corte está o ex-general venezuelano Hugo Carvajal Barrios, que se declarou culpado de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. O processo de Carvajal continua em tramitação.
Com a audiência desta segunda, Alvin Hellerstein inicia a condução do caso que pode determinar o rumo judicial de Nicolás Maduro nos Estados Unidos.
Com informações de Gazeta do Povo