Andriy Parubiy, que presidiu o Parlamento da Ucrânia entre 2016 e 2019, foi morto a tiros neste sábado (30) no distrito de Frankivsk, em Lviv, no oeste do país. O ataque ocorreu por volta de 12h, no horário local (6h em Brasília).
De acordo com a polícia, o ex-deputado, nascido em 1971, morreu no local em consequência dos ferimentos. Equipes da polícia regional, da Polícia Nacional e do Serviço de Segurança da Ucrânia trabalham para identificar e capturar o autor do crime.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou a morte. “O ministro do Interior, Ihor Klimenko, e o procurador-geral, Ruslan Kravchenko, me informaram do horrível assassinato em Lviv: Andriy Parubiy foi morto. Minhas condolências à sua família”, declarou, acrescentando que os recursos necessários serão destinados à investigação.
Parubiy teve participação ativa na política ucraniana nas últimas décadas. Em 2004, ajudou a liderar os protestos da Revolução Laranja. Três anos depois, foi eleito deputado pelo bloco Nossa Ucrânia – Autodefesa do Povo. Além de comandar o Parlamento, ocupou o posto de secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia.

Imagem: Gazeta do PovoGazeta do Povo
As autoridades não divulgaram detalhes sobre a motivação do ataque. As investigações concentram-se em encontrar o responsável e esclarecer as circunstâncias do assassinato.
Com informações de Gazeta do Povo