Home / Internacional / Alemanha detém integrante do Hamas que reunia armas para atacar alvos judeus na Europa

Alemanha detém integrante do Hamas que reunia armas para atacar alvos judeus na Europa

ocrente 1762993893
Spread the love

Berlim, 12 nov. 2025 – A Polícia Federal alemã prendeu na terça-feira (11) o libanês Borhan El-K, apontado como membro do Hamas e suspeito de preparar atentados contra comunidades judaicas em território europeu.

O detido, cujo sobrenome completo não foi divulgado, foi interceptado próximo à fronteira com a República Tcheca logo após ingressar na Alemanha. Segundo o Ministério Público Federal, El-K era responsável por adquirir e transportar armamento destinado a uma célula do grupo palestino.

Arsenal adquirido em Berlim

A investigação indica que, em agosto, o suspeito comprou um fuzil automático, oito pistolas Glock e mais de 600 munições na capital alemã. O arsenal teria sido entregue ao também libanês Wael F.M., preso em 1.º de novembro juntamente com Abed Al-G. e Ahmad I. Os três são acusados de preparar ataques a instituições judaicas e israelenses na Alemanha.

Promotores afirmam que o grupo vinha acumulando armas e suprimentos desde o verão europeu, com o objetivo de executar “ataques de assassinato” contra alvos judeus ou israelenses.

Operação conjunta em quatro países

A prisão de El-K faz parte de uma investigação conduzida em parceria com Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Em Copenhague, a polícia dinamarquesa realizou buscas em imóveis ligados ao suspeito e a outro possível integrante da rede terrorista. Em Viena, promotores austríacos localizaram um depósito de armas associado ao mesmo esquema.

A Alemanha classifica o Hamas como organização terrorista desde 2003 e proíbe qualquer atividade vinculada ao grupo em seu território.

Com informações de Gazeta do Povo