Berlim, 12 nov. 2025 – A Polícia Federal alemã prendeu na terça-feira (11) o libanês Borhan El-K, apontado como membro do Hamas e suspeito de preparar atentados contra comunidades judaicas em território europeu.
O detido, cujo sobrenome completo não foi divulgado, foi interceptado próximo à fronteira com a República Tcheca logo após ingressar na Alemanha. Segundo o Ministério Público Federal, El-K era responsável por adquirir e transportar armamento destinado a uma célula do grupo palestino.
Arsenal adquirido em Berlim
A investigação indica que, em agosto, o suspeito comprou um fuzil automático, oito pistolas Glock e mais de 600 munições na capital alemã. O arsenal teria sido entregue ao também libanês Wael F.M., preso em 1.º de novembro juntamente com Abed Al-G. e Ahmad I. Os três são acusados de preparar ataques a instituições judaicas e israelenses na Alemanha.
Promotores afirmam que o grupo vinha acumulando armas e suprimentos desde o verão europeu, com o objetivo de executar “ataques de assassinato” contra alvos judeus ou israelenses.
Operação conjunta em quatro países
A prisão de El-K faz parte de uma investigação conduzida em parceria com Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Em Copenhague, a polícia dinamarquesa realizou buscas em imóveis ligados ao suspeito e a outro possível integrante da rede terrorista. Em Viena, promotores austríacos localizaram um depósito de armas associado ao mesmo esquema.
A Alemanha classifica o Hamas como organização terrorista desde 2003 e proíbe qualquer atividade vinculada ao grupo em seu território.
Com informações de Gazeta do Povo