O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na noite de quinta-feira (27) que Sarah Beckstrom, 20 anos, uma das duas agentes da Guarda Nacional feridas a tiros em Washington, faleceu.
Durante um pronunciamento do feriado de Ação de Graças, Trump declarou que a militar “já não está mais entre nós” e que “olha por nós lá de cima”. O ataque ocorreu na quarta-feira (26).
O outro agente atingido, Andrew Wolfe, 24 anos, permanece internado. Ambos são naturais da Virgínia Ocidental. Na quarta-feira, o governador do estado, Patrick Morrisey, chegou a divulgar a morte dos dois soldados, mas depois corrigiu a informação.
O atirador foi identificado como Rahmanullah Lakanwal, 29 anos, imigrante afegão que chegou aos Estados Unidos em 2021 por um programa do então presidente Joe Biden para afegãos que colaboraram com as forças americanas. Lakanwal solicitou asilo em dezembro de 2024 e teve o pedido aprovado em abril deste ano, já sob o governo Trump.
Horas após o anúncio da morte de Beckstrom, o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) suspendeu por tempo indeterminado o processamento de todos os pedidos de imigração de afegãos. O órgão também informou que revisará os green cards de cidadãos dos 19 países classificados como “na lista de preocupação”, que inclui Afeganistão, Irã, Cuba e Venezuela.
Com informações de Gazeta do Povo