Home / Internacional / Afegão preso por planejar ataque no Texas entrou nos EUA pelo programa “Bem-vindos Aliados” de Biden

Afegão preso por planejar ataque no Texas entrou nos EUA pelo programa “Bem-vindos Aliados” de Biden

ocrente 1764468261
Spread the love

Um afegão de 29 anos, identificado como Mohammad Dawood Alokozay, foi detido no início da semana passada após divulgar no TikTok um vídeo em que aparecia montando um explosivo, informou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) à emissora Fox News.

No material publicado, Alokozay mencionava que o alvo do ataque seria a região de Fort Worth, no Texas, onde vive desde que chegou aos Estados Unidos em 2021 por meio do programa de reassentamento “Bem-vindos Aliados”, criado durante o governo do então presidente Joe Biden.

De acordo com veículos de imprensa texanos, o suspeito obteve residência permanente em setembro de 2022 e foi formalmente acusado de tentativa de terrorismo pelas autoridades estaduais. A prisão foi executada por uma força-tarefa conjunta do Departamento de Segurança Pública do Texas e do FBI.

O caso ocorreu na mesma semana em que o governo do presidente Donald Trump anunciou a suspensão da emissão de vistos para cidadãos do Afeganistão. Na quarta-feira anterior, outro afegão beneficiado pelo programa de Biden feriu dois integrantes da Guarda Nacional em Washington durante um ataque a tiros.

Desde junho, a administração Trump vem ampliando restrições migratórias, incluindo a proibição de viagens de pessoas oriundas de países como Mianmar, Chade, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen, além de limitações adicionais para cidadãos de Burundi, Laos, Serra Leoa, Togo e Turcomenistão.

Com informações de Gazeta do Povo