Home / Internacional / Advogada que defende aposentados é detida por agentes do regime Maduro em Caracas

Advogada que defende aposentados é detida por agentes do regime Maduro em Caracas

rss featured 18083 1755188600
Spread the love

A advogada e defensora dos direitos humanos Rusbelia Astudillo, referência na luta por aposentados e pensionistas na Venezuela, foi detida na quarta-feira (13) no bairro Terrazas del Club Hípico, na zona sudeste de Caracas.

De acordo com denúncia do Comitê pela Liberdade dos Presos Políticos (ClippVE), a jurista foi interceptada por pessoas não identificadas que não apresentaram ordem judicial nem explicaram o motivo da ação. Até a noite do mesmo dia, não havia informações sobre o local onde ela se encontra.

Astudillo atua como consultora jurídica da Federação Nacional de Trabalhadores Judiciais da Venezuela (FNTJ) e da Federação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Venezuela (FENAJUPV). Reconhecida pelo ativismo sindical e pela defesa de servidores do Judiciário, ela é considerada uma das vozes mais ativas em favor de benefícios dignos para aposentados.

O ClippVE destacou que a prisão de uma mulher de idade avançada se insere em uma “prática sistemática de perseguição” do governo de Nicolás Maduro. A entidade exige que as autoridades informem imediatamente o paradeiro da advogada, permitam acesso de familiares e defensores de confiança e assegurem o respeito ao devido processo legal.

Advogada que defende aposentados é detida por agentes do regime Maduro em Caracas - Imagem do artigo original

Imagem: Setor de Imprensa do Palácio de Miraflores via gazetadopovo.com.br

A organização também pediu que as mesmas garantias sejam estendidas a todos os presos políticos detidos no país.

Com informações de Gazeta do Povo