Home / Internacional / Adolescentes são indiciados na França por planejar ataques à Torre Eiffel e sinagogas

Adolescentes são indiciados na França por planejar ataques à Torre Eiffel e sinagogas

ocrente 1756294939
Spread the love

Dois jovens de 15 e 17 anos foram formalmente acusados em 1.º de agosto na França por suspeita de planejar atentados contra sinagogas e a Torre Eiffel, em Paris. Ambos haviam sido detidos nos dias 29 e 30 de julho durante operação decorrente de investigação iniciada em abril.

Os rapazes, nascidos em 2008 e 2010 em Paris e no departamento de Val-de-Marne, mantinham contato por meio de um grupo em plataforma de mensagens criptografada. De acordo com os investigadores, eles exaltavam o Estado Islâmico, compartilhavam propaganda jihadista e discutiam a possibilidade de viajar ao exterior para “fazer a jihad” ou realizar ações violentas em território francês.

Análises de conversas apontam que os suspeitos buscavam instruções na dark web para obter armas. A polícia também constatou consumo frequente de conteúdo de violência extrema e propaganda do grupo terrorista.

A Procuradoria Nacional Antiterrorista francesa, que conduz o caso, destacou a crescente preocupação com a radicalização de menores. Dados citados pelo jornal Le Figaro mostram que, após dois menores detidos por terrorismo em 2022, o número subiu para 15 em 2023, 18 em 2024 e já chega a 13 nos sete primeiros meses de 2025.

Levantamento da Europol indica que quase um terço dos suspeitos de terrorismo na União Europeia tem entre 12 e 20 anos. Frente a esse avanço, a Procuradoria Antiterrorista criou em maio uma divisão específica para lidar com casos que envolvem menores de idade.

Com informações de Gazeta do Povo