Um participante foi escoltado para fora de um evento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Osasco, na Grande São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 25 de julho de 2025. De acordo com relatos de veículos que acompanhavam a solenidade, o homem começou a protestar e acabou retirado sob empurrões por seguranças.
A confusão ocorreu enquanto Lula discursava durante a apresentação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado à urbanização de favelas na cidade. O presidente comentava que eleitores de baixa renda costumam escolher prefeitos endinheirados por acreditarem que, por já possuírem patrimônio, esses gestores não roubarão recursos públicos. Em seguida, afirmou que alguns desses políticos “só são ricos porque já roubaram”.
Nesse momento, segundo repórteres presentes, o manifestante gritou que “alguém precisa avisar que Lula também é ladrão e que já foi preso”. O presidente interrompeu a fala, observou a retirada do homem e retomou o discurso logo depois.
Declarações do presidente
Ao prosseguir, Lula afirmou que, ao longo de seus 80 anos, nunca entrou em brigas nem dirigiu ofensas pessoais a adversários. Disse ainda ter aprendido com a mãe, que era analfabeta, que “respeito é fundamental”.
No mesmo pronunciamento, reforçou o tom de polarização ao dizer que a disputa política atual não se resume a “nós contra eles”, mas sim “eles contra nós”, em referência a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo também anunciou a liberação de uma linha de financiamento da Caixa Econômica Federal para projetos em Osasco e comentou sobre furtos de celulares, classificando o crime como “um pobre roubando outro pobre”.

Imagem: Rovena Rosa via gazetadopovo.com.br
O evento marcou a divulgação de investimentos do PAC em moradias e infraestrutura urbana para comunidades carentes do município.
Com informações de Gazeta do Povo