O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, declarou nesta quinta-feira (7) que o país pretende pressionar a União Europeia (UE) para interromper o componente comercial do Acordo de Associação firmado entre o bloco e Israel.
Veldkamp informou que a decisão já foi comunicada ao embaixador israelense em Haia, Modi Ephraim. Segundo o ministro, a medida busca expressar o descontentamento de parte dos Estados-membros da UE com a condução da guerra na Faixa de Gaza.
A iniciativa holandesa soma-se à mobilização de outros países que pedem ações mais duras do bloco contra Israel. Espanha, Irlanda, Suécia e Luxemburgo também defendem a suspensão do acordo de associação. A Eslovênia, além de reconhecer oficialmente o Estado da Palestina, proibiu recentemente o comércio de armas com Israel.
O Acordo de Associação UE-Israel, em vigor desde 2000, estabelece preferências tarifárias para produtos israelenses e cooperação econômica. Para que a parte comercial seja suspensa, é necessário o aval unânime dos 27 Estados-membros.

Imagem: SEM VAN DER WAL via gazetadopovo.com.br
Não há prazo definido para que a proposta holandesa seja analisada pelo Conselho da União Europeia.
Com informações de Gazeta do Povo