Home / Economia / Governo corre para finalizar pacote bilionário após sobretaxa de Trump atingir exportações brasileiras

Governo corre para finalizar pacote bilionário após sobretaxa de Trump atingir exportações brasileiras

rss featured 17604 1754926125
Spread the love

Brasília – Mais de 30 dias depois de o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciar tarifa extra de 40% sobre uma extensa lista de produtos brasileiros – acréscimo que elevou a taxação total para 50% –, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja divulgar, ainda nesta segunda-feira (11), um conjunto emergencial de medidas econômicas.

O pacote será apresentado ao presidente em reunião com o vice e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo central é conter demissões e dar fôlego a empresas que já começaram a fechar postos ou a transferir produção para o exterior.

Principais eixos do pacote

Crédito subsidiado – Linhas de financiamento, operadas pelos fundos de garantia de operações do Banco do Brasil e de exportação do BNDES, terão juros padronizados e levemente inferiores aos oferecidos no socorro às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Para ter acesso, a empresa não poderá demitir funcionários.

Proteção ao emprego – O governo avalia reativar dois modelos já testados: o Programa de Proteção ao Emprego (redução de jornada e salário com compensação do FAT) e o apoio financeiro usado no Rio Grande do Sul, que paga duas parcelas de um salário-mínimo diretamente ao trabalhador.

Foco em empresas menores – Integrantes da equipe econômica defendem que o crédito barato chegue primeiro a negócios com menor poder de barganha, deixando grandes exportadores fora do centro do programa.

Adiar tributos e antecipar créditos – O governo pretende permitir postergação de impostos federais por até 90 dias e acelerar a devolução de saldos de PIS/Cofins, injetando liquidez no caixa das companhias.

Compras públicas – Parte da produção que perder mercado externo poderá ser absorvida por programas de aquisição de alimentos e de alimentação escolar. Pescados e frutas são os primeiros na lista.

Outras medidas – Estão na mesa flexibilização de banco de horas, antecipação de férias coletivas e uso de recursos do Fundo Social para apoiar produtores afetados.

Governo corre para finalizar pacote bilionário após sobretaxa de Trump atingir exportações brasileiras - Imagem do artigo original

Imagem: Vandré Kramer via gazetadopovo.com.br

Setores penalizados

Segundo a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), a tarifa de 50% alcança cerca de …% das exportações brasileiras aos EUA, atingindo carnes bovinas, café, frutas, têxteis, autopeças, máquinas, celulose, papel, açúcar e minério de ferro.

Empresas como JBS, Marfrig, Suzano, Alpargatas e Arezzo já relatam impacto direto. Na siderurgia, a Gerdau cortou 1.500 vagas em unidades paulistas e indicou que reduzirá investimentos no país a partir de 2026. A fabricante de armas Taurus confirmou que 900 pistolas por dia passarão a ser produzidas nos EUA a partir de setembro.

Risco fiscal e próximos passos

A equipe econômica discute como enquadrar as despesas emergenciais fora da meta fiscal, classificando-as como “evento extraordinário”. Técnicos alertam para pressão sobre o orçamento e possível necessidade de compensações futuras.

O governo prepara ainda uma segunda fase de ações caso o primeiro pacote se mostre insuficiente. Enquanto isso, Haddad tem encontro marcado com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, para tratar da taxação, e o Itamaraty já acionou a Organização Mundial do Comércio contra a medida de Trump.

Com informações de Gazeta do Povo