Durante o evento Expert XP, realizado no sábado (26) em São Paulo, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR) declararam que pretendem alinhar as forças da direita nas eleições presidenciais de 2026.
Diante de investidores e representantes do setor empresarial, o trio fez críticas à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e enfatizou a necessidade de um projeto comum. Ratinho Jr. disse que quem avançar ao segundo turno “terá capacidade de reunir todo esse time para apresentar um novo projeto ao Brasil”.
Pré-candidato ao Planalto, Caiado afirmou que sua “primeira medida” será derrotar Lula, reforçando a aposta no campo conservador para a disputa nacional. Já Tarcísio argumentou que “o projeto nacional está acima das vaidades” e pediu união para “mudar o rumo do Brasil”.
O governador paulista também destacou a participação de Jair Bolsonaro, mesmo com a inelegibilidade do ex-presidente até 2030, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Tarcísio, “quem pensa que haverá racha na direita se engana”, pois Bolsonaro deverá atuar no processo eleitoral “na condição que for”.
Além da proibição de disputar cargos eletivos, Bolsonaro responde a processos relacionados à tentativa de invalidar o resultado das eleições de 2022.
Com informações de Direita Online