Home / Política / Gilmar Mendes pede inclusão de processo por perseguição armada na extradição de Carla Zambelli

Gilmar Mendes pede inclusão de processo por perseguição armada na extradição de Carla Zambelli

rss featured 15276 1754146919

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) inclua no pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) o processo em que ela é acusada de perseguição armada ocorrida em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

Zambelli foi detida na Itália em 29 de julho e permanece em um presídio na região de Roma após audiência de custódia realizada em 1.º de agosto. O governo brasileiro já havia enviado às autoridades italianas solicitação de extradição baseada em outra condenação da parlamentar: 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Perseguição armada em 2022

No episódio agora anexado ao pedido, a deputada sacou uma arma e a apontou para um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na capital paulista. Pelo caso, a Procuradoria-Geral da República denunciou Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

O STF já formou maioria para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão, mas o julgamento foi interrompido em março após pedido de vista do ministro Nunes Marques. A retomada da análise está prevista para 15 de agosto.

Acompanhamento do processo

Após a prisão da parlamentar, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a AGU acompanhe de perto o trâmite na Itália para garantir o retorno de Zambelli ao Brasil e o cumprimento das penas impostas pelo Supremo.

Gilmar Mendes pede inclusão de processo por perseguição armada na extradição de Carla Zambelli - Imagem do artigo original

Imagem: Billy Boss via gazetadopovo.com.br

A defesa da deputada afirmou que atuará para impedir a extradição.

Com informações de Gazeta do Povo