Home / Notícias / Feliciano diz que arquivamento de processos no STF pode evitar tarifa de 50% dos EUA

Feliciano diz que arquivamento de processos no STF pode evitar tarifa de 50% dos EUA

rss featured 14771 1753896462

O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) afirmou que o Brasil ainda pode impedir a aplicação de uma tarifa de 50% sobre suas exportações aos Estados Unidos, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump. Em artigo publicado nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025, Feliciano apontou a próxima sexta-feira, 1º de agosto, como prazo final estabelecido por Trump para o início da cobrança.

Segundo o parlamentar, a solução passaria por uma série de medidas a serem adotadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele pediu que um ministro da Corte assine o arquivamento de todos os inquéritos que investigam supostos atentados contra o Estado democrático de Direito, “sem armas e sem apoio das Forças Armadas”, como descreveu. O deputado também solicitou o fim de restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a libertação do ex-assessor Filipe Martins e a proposição de indenizações a pessoas que, segundo ele, cumprem pena sem trânsito em julgado.

Feliciano defendeu ainda que decisões monocráticas sejam vetadas no STF, permitindo apenas julgamentos pelo plenário composto pelos 11 ministros. Para o deputado, essas medidas representariam um “gesto de boa vontade” capaz de evitar “catástrofe financeira, agrícola, comercial e industrial”.

Em tom de apelo, o parlamentar citou um ditado popular de sua cidade natal, Orlândia (SP): “é melhor perder os anéis do que os dedos”. Ele concluiu o texto pedindo que “Deus tenha misericórdia do Brasil” e conceda “bênçãos celestiais” à população.

Feliciano diz que arquivamento de processos no STF pode evitar tarifa de 50% dos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: pleno.news

Marco Feliciano está em seu quarto mandato como deputado federal e preside a Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

Com informações de Pleno.News